B O N I F Á C I O , B I S P O
SERVO DOS SERVOS DE DEUS
PARA PERPÉTUA MEMÓRIA
Ao reverendíssimo presbítero Albert Saenz até agora Vigário Geral da Diocese da Espanha, aos presbíteros e membros desta cirscunscrição eclesiástica, saúde, paz e bênção do Senhor.
Por ocasião da morte do vosso amado pastor, Dom Tomás Ré Ganswein, a Diocese permanece em estado de sede vacante. Uma vez impedidos de proceder a uma nomeação canônica enquanto a Igreja Universal permaneceu em vacância após a consumação do Pontificado de João Paulo IX, aprouve-me, reunido em consulta particular com o Prefeito do Dicastério para os Bispos, o Cardeal Agnelo Prevost Bragança Arns, reforçar, com urgência, a escolha de um nome para assumir o governo desta Igreja particular (que deixou de ostentar o título de Arquidiocese por não reunir as condições canônicas neste período).
Por isso, reconhecendo em ti, dileto filho, todas as condições pastorais e morais necessárias para assumir o episcopado e para conduzir esta amada Diocese da Espanha, NOMEAMOS-TE, em virtude da nossa autoridade apostólica, legítimo Bispo Diocesano da Diocese da Espanha, com todos os direitos, deveres e privilégios inerentes a este ofício sagrado.
Deverás, em tempo oportuno, receber das mãos de um Bispo a sagração episcopal, e tomar posse canônica desta Diocese como Pastor legítimo desta grei, conforme as normas previstas no direito canônico. Ordenamos ainda que estas nossas letras sejam lavradas, promulgadas e dadas a conhecer a todo o clero e ao povo deste território.
Invocamos sobre ti a graça e a força do Senhor Jesus Cristo, Supremo Pastor das ovelhas, para que cumpras fielmente o ministério que te é confiado. "Apascenta as minhas ovelhas" (Jo 21, 17).
O Senhor te fortaleça e te conserve na perfeita obediência a Deus e no amor ao povo a ti confiado. Exortamos-te, recordando as palavras do Apóstolo: "Vigiai sobre vós mesmos e sobre todo o rebanho, no qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o seu próprio sangue" (At 20, 28). Recorda também o ensinamento do Papa São João Paulo II: "O Bispo é chamado a ser, na Igreja, princípio visível de unidade, mestre da fé, sacerdote do culto sagrado e guia seguro do Povo de Deus no caminho da salvação" (Pastores Gregis, 1).
Manifestamos ainda, nesta Bula, o nosso profundo agradecimento pelo zelo e serviço extraordinário prestado por Dom Tomás Ré Ganswein à frente da Diocese da Espanha e pelo cuidado dedicado ao Povo de Deus desta circunscrição.