Bula de Nomeação Episcopal | Mons. Victor Monfort


B O N I F Á C I O ,  B I S P O
SERVO DOS SERVOS DE DEUS
PARA PERPÉTUA MEMÓRIA

BULA DE NOMEAÇÃO EPISCOPAL
DO MONS. VICTOR MONFORT

Ao reverendíssimo Monsenhor Victor Monfort, até agora membro do Clero da Espanha, eleito Bispo Auxiliar da mesma, aos presbíteros e membros desta circunscrição eclesiástica, saúde, paz e bênção do Senhor.

O Bom Pastor, que não abandona jamais o seu rebanho, continua a chamar homens com fé provada para o serviço da Igreja, a fim de que, sob a guia do Espírito Santo Paráclito, apascentem com solicitude o Povo de Deus, “não como dominadores dos que vos foram confiados, mas como modelos do rebanho” (cf. 1Pd 5,3).

Com paternal solicitude e ouvindo os pareceres do Dicastério para os Bispos, na pessoa de Agnelo Prevost Bragança Arns, voltamos o nosso olhar a ti, dileto filho, que, na Diocese Espanhola, tens servido com prudência, fidelidade e ardente amor à Eucaristia e à Santíssima Virgem. Reconhecendo em ti todas as dignidades para este encargo, designamos-te, com autoridade apostólica, Bispo-Titular da Sé de Elephantaria in Mauretania e Auxiliar da Diocese da Espanha. Assim como ensina Santo Agostinho: “Com vós sou cristão, para vós sou bispo. O primeiro é nome da graça, o segundo é nome da responsabilidade” (Sermão 340,1).

Exortamos-te, ainda, a imitar Cristo, manso e humilde de coração, e a fazer das tuas as palavras as do Apóstolo: “Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho!” (1Cor 9,16). Que teu ministério seja, como recomenda São Tomás de Aquino, exercício de caridade ordenada: “Pois o maior no Reino dos céus é o que mais se aproxima de Deus pela caridade” (S.Th. I-II, q. 113, a.9 ad 2).

Lembra-te do que outrora nos dizia São João Paulo II: “O bispo não é somente um administrador da graça, mas um servidor da esperança.” E que o teu coração, ao exemplo do Coração Imaculado de Maria, seja lugar de escuta, intercessão e consolo para os que sofrem e esperam.

Ordenamos ainda que, após a publicação desta Bula, sejam cumpridos os ritos previstos pelo Direito Canônico para a ordenação episcopal, e que lhe seja conferido o anel, a cruz peitoral, a mitra e o báculo, sinais do amor fiel, do cuidado paternal e da autoridade no serviço como sucessor dos Apóstolos.

Dado em Roma, junto à São Pedro no dia 28 de julho do ano do senhor de 2025, primeiro do meu pontificado.
BONIFÁCIO, PAPA

Eu a subscrevo,
+ AGNELO M. PREVOST BRAGANÇA CARD. ARNS
Pref. do Dicastério para os Bispos
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال