Carta Póstuma em virtude da Páscoa do Cardeal Tomás Ré Ganswëin

DOM LEOPOLDO JORGE CARDEAL SCHERER
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL-BISPO DI PORTO-SANTA RUFINA E ÓSTIA
CARDEAL DECANO DO COLÉGIO CARDINALÍCIO

CARTA PÓSTUMA
POR OCASIÃO DA PÁSCOA
DO CARDEAL TOMÁS RÉ GANSWËIN

Queridos irmãos Cardeais, amado povo de Deus,

No dia de ontem, em plena Sé Vacante, partiu para a casa do Pai o amado Cardeal Tomás Ré Ganswëin, Arcebispo da Arquidiocese da Espanha. Sempre tive uma forte proximidade com este irmão na púrpura do Colégio, e essa afeição levou-me a permanecer em silêncio durante as horas subsequentes à sua Páscoa. Hoje, decido romper esse silêncio para expressar a dor que invade o meu coração e o sentimento de saudade que permanecerá sempre em mim.

Dom Tomás foi um pilar de resistência, um irmão, e um grande companheiro na defesa da Igreja. Nos momentos mais difíceis, estivemos juntos para a sua edificação e renovação. Foi um irmão que, mesmo estando entre os mais longevos, esquecido e figurando em listas de interesses, uniu-se à Santa Igreja para continuar o legado de nossos predecessores.

Uno-me à dor da Arquidiocese da Espanha. Uno-me à dor que vós, clero espanhol, sentis nesta hora de tristeza e perda de um Pai, que tanto amou seus filhos como o próprio Cristo amou os seus. Contai sempre comigo — com as minhas orações e, ao mesmo tempo, com o meu apoio fraterno. Peço-vos que não desanimeis na caminhada e permaneçais unidos à Igreja, seguindo sempre o desejo que vosso amado Pastor proclamou sempre que dirigiu esta porção amada do povo de Deus.

Convoco, assim, todos os Cardeais para celebrarmos juntos uma Missa pela alma de Dom Tomás Ré Cardeal Ganswëin, na Basílica de São Pedro, nesta sexta-feira, às 21h30. Este momento solene, carregado de homenagens, será também uma ação de graças pelo seu serviço pastoral à porção amada de Deus na Espanha, e, ao mesmo tempo, um sufrágio pela sua alma.

Peço aos Cardeais e aos demais clérigos que incluam, nas celebrações eucarísticas de amanhã e de sábado, uma intenção especial pela alma de Dom Tomás.

O Colégio dos Cardeais, em meu nome, agradece a Dom Tomás pelo seu caminho de fé, e reconhece nele um Pastor amoroso, diligente, fiel e defensor incansável do Magistério e da Tradição da Igreja. Por isso, creio firmemente que hoje o Senhor lhe diz, neste dia em que Tomás passa à eternidade e com Cristo ressuscitará:
"Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que vos está preparado desde a criação do mundo." (cf. Mt 25, 34)

Obrigado, Cardeal Tomás Ré Ganswëin. Descansa na paz do Senhor e intercede pela Igreja de Deus e pelo Colégio de Cardeais, que entrará este sábado em Conclave.

Roma, cidade eterna, no dia dez de julho do ano do Senhor de dois mil e vinte cinco, na Sé Vacante.

DECANO DO COLÉGIO CARDINALÍCIO
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال