DICASTÉRIO PARA OS BISPOS
Convocação para o Retiro dos Bispos
Aos Bispos e a todos os que esta minha carta lerem, saudação e paz lhes sejam concedidas com abundância, em Cristo.
Em comunhão colegial, dirijo-me a vossas excelências para comunicar um momento de grande importância para o nosso Colégio Episcopal: realizaremos, entre os dias 5 e 7 de agosto, na cidade de Roma, um retiro espiritual com o tema: “Firmes na Esperança, Perseverantes na Missão”.
Neste tempo de recolhimento e oração, desejamos reavivar em nossos corações a graça do episcopado (cf. 2Tm 1,6), fortalecendo nossa comunhão no Senhor e renovando nossa entrega à missão confiada por Cristo à sua Igreja. Trata-se de uma oportunidade propícia para aprofundarmos a nossa vocação de pastores segundo o Coração de Cristo (cf. Jo 10,11), conscientes de que a missão não é apenas uma tarefa, mas expressão do nosso ser configurado a Cristo, o Bom Pastor.
A formação contínua dos Bispos é uma exigência da fidelidade ao mandato apostólico. Como recorda o Concílio Vaticano II, “os Bispos, como sucessores dos Apóstolos, recebem do Senhor a missão de ensinar todas as nações e de pregar o Evangelho a toda criatura” (cf. Lumen Gentium, 20) [1].
Todos os membros do Colégio Episcopal estão fraternalmente convocados a participar deste retiro. O local de hospedagem será a Casa São João Paulo II, em Roma. O retiro culminará com a Celebração Eucarística de Encerramento, presidida por Sua Santidade o Papa Bonifácio, na Basílica de São Pedro, no dia 7 de agosto.
Este encontro será igualmente um tempo de preparação para o próximo Sínodo, que se aproxima. Como afirma o saudoso Papa Francisco, “a sinodalidade exprime a natureza da Igreja como povo de Deus peregrino e missionário” (Evangelii Gaudium, 111) [2].
Peçamos ao Divino Espírito Santo que conduza este retiro com abundantes frutos. Exorto todos os fiéis a unirem-se em oração pelo nosso Colégio Episcopal nestes três dias de recolhimento, suplicando a intercessão da Bem-Aventurada Virgem Santa Maria, Mãe da Igreja. E que os Bispos possam reconhecer que no Colégio “Reavivemos a esperança, firmes na fé e generosos na missão” (cf. Hb 10,23).
Dado em Óstia, Roma, na sede do Dicastério para os Bispos, no Palácio Episcopal de Sant'Áurea, no dia vinte e sete de julho do Ano Jubilar da Esperança de dois mil e vinte cinco no primeiro do nosso Pontificado.
Referências:
[1] Concílio Vaticano II, Constituição Dogmática Lumen Gentium, n. 20.
[2] Papa Francisco, Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, n. 111.
[3] Catecismo da Igreja Católica, n. 1558.
[4] Bíblia Sagrada, Segunda Carta a Timóteo 1,6; Hebreus 10,23; João 10,11.