Decreto Promulgativo | Livro das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice

DECRETO PROMULGATIVO
DO LIVRO DAS CELEBRAÇÕES LITÚRGICAS DO SUMO PONTÍFICE
PROMULGADO PELO SANTO PADRE
BONIFÁCIO, BISPO
SERVO DOS SERVOS DE DEUS
PARA A PERPÉTUA MEMÓRIA

A todos os que lerem este DECRETO
saudação, paz e bênção apostólica. 

Do alto da cátedra de Pedro, que o Senhor Jesus Cristo, Príncipe dos Apóstolos, me confiou para o pastoreio da sua Igreja, dirijo-me, com espírito de caridade e solicitude pastoral, a todos vós, que caminham na fé, na esperança e na caridade, em comunhão com o Sucessor do Príncipe dos Apóstolos.

Sabendo que a Liturgia é fonte e ápice da vida cristã (cf. Sacrosanctum Concilium, 10), onde o mistério pascal do Verbo encarnado é perpetuamente celebrado e torna-se atual para o Povo de Deus, reafirmamos que a beleza e a constante precisão dos ritos sagrados favorecem a verdadeira participação do Corpo místico de Cristo, que é a Igreja (cf. Lumen Gentium, 14).

No exercício do ministério petrino, o Romano Pontífice é chamado, com singular dever e graça, a presidir na oração e na liturgia, manifestando visivelmente a unidade e a catolicidade da Igreja (cf. Lumen Gentium, 23). É dever do Sucessor de Pedro, portanto, assegurar que as celebrações litúrgicas sob a sua assistência sejam ricas de significado, corretas em forma e fecundas em espiritualidade.

Tendo presente esta sublime missão, e consciente da necessidade de prover um instrumento seguro, completo e autorizado, para o bom andamento e uniformidade das celebrações pontifícias, mandamos que se promulgue a presente primeira edição do Livro das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice, fruto de cuidadosa elaboração e estudo, realizada sob a coordenação do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, sob a competente direção e solicitude do Eminentíssimo Cardeal Prefeito Agnelo Prevost Arns.

Este Livro Litúrgico, que hoje promulgamos solenemente, contém os ritos, textos, orações e rubricas necessários para a celebração das diversas solenidades e atos litúrgicos próprios do Romano Pontífice, os quais englobam, entre outros:
  1. Os Ritos para o Início do Pontificado;
  2. As Celebrações próprias dos Consistórios;
  3. Os Ritos para a Morte e Novendialis do Sumo Pontífice;
  4. As disposições litúrgicas para o período da Sé Vacante;
  5. Os Ritos da Eleição do Novo Papa;
  6. As Orações Eucarísticas em latim;
  7. E as Orações públicas e solenes do Romano Pontífice, como o Ângelus e as catequeses e outras.
Este documento litúrgico não é somente um conjunto de normas e textos, mas representa, sobretudo, um instrumento vivo para a edificação da comunhão eclesial, para a expressão da fé católica em sua plenitude e para o aprofundamento do mistério pascal celebrado na unidade do Corpo de Cristo.

Que este Livro das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice seja também um estímulo para que os ministros e colaboradores da Liturgia pontifícia cresçam em zelo, reverência, conhecimento e amor pela obra sagrada que lhes é confiada.

Recordemos que a Liturgia, expressão máxima da Igreja em oração, é ao mesmo tempo, ato de culto divino e missão profética (cf. Sacrosanctum Concilium, 7). Que por meio das celebrações regidas por este Livro, resplandeça a glória do Deus Uno e Trino, e se realize a comunhão entre o Romano Pontífice e o Povo de Deus, que peregrina nesta terra a caminho da pátria celeste.

Finalmente, com base na autoridade apostólica que me foi confiada, ordeno que este Livro entre em vigor a partir da emissão e publicação deste documento, ficando vedado o uso, nas celebrações presididas pelo Romano Pontífice, de qualquer outro rito ou texto que se oponha ou contradiga o aqui estabelecido.

Que o Senhor da messe suscite pastores santos e fiéis, e que a Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Liturgia e Rainha dos Apóstolos, interceda pelo Sucessor de Pedro e por toda a Igreja.

Dado em Roma, aos sete dias de julho do ano jubilar da esperança de dois mil e vinte e cinco, primeiro do meu Pontificado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال