Carta Responsiva ao Cardeal Agnelo Arns

BONIFATIUS, EPISCOPUS
PONTIFEX MAXIMUS
SERVUS SERVORUM DEI

À Sua Eminência Reverendíssima
Cardeal Agnelo Prevost Arns

Com paterna solicitude, tomei conhecimento da carta enviada por Vossa Eminência, na qual solicita a renúncia ao Decanato do Colégio Cardinalício, bem como às funções e ao estado clerical.

Após madura consideração e atento exame das razões apresentadas, declaro que não encontro nelas fundamento suficiente para acolher o pedido de renúncia.

Assim, por meio deste decreto, comunico que não aceito as referidas renúncias. Todavia, em virtude da forma pouco conveniente com que Vossa Eminência se manifestou publicamente, determino a suspensão ad divinis pelo período de três (3) dias, concedendo, entretanto, dispensa particular para que possa presidir validamente e licitamente a Ordenação Presbiteral do diácono Gilson, na próxima quinta-feira.

Este tempo de suspensão será ocasião propícia para reflexão sobre a atitude tomada e sobre a necessária postura que deve resplandecer no ministério e na vida de um purpurado da Santa Igreja.

Reconhecemos, ainda, o valor do vosso exemplo, a importância da vossa presença entre nós e o testemunho de fidelidade prestado ao longo dos anos. Por isso, manifestamos o desejo de continuar a colaborar convosco, sempre no espírito de comunhão, respeito e observância dos devidos limites.

Dado em Roma, junto a São Pedro, no dia 17 de setembro do ano do Senhor de 2025, primeiro do meu Pontificado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال