Bula de Nomeação Episcopal | Mons. Ian Barros


PIUS, EPISCOPUS
PONTIFEX MAXIMUS
AD PERPETUAM REI MEMORIAM

BULA DE NOMEAÇÃO EPISCOPAL
DO MONS. IAN BARROS

Ao venerável filho Presbítero Ian Barros, membros do clero e a todos os fiéis da Igreja de Fátima, graça e paz em nosso Senhor Jesus Cristo.

O Bom Pastor, que não abandona jamais o seu rebanho, continua a chamar homens com fé provada para o serviço da Igreja, a fim de que, sob a guia do Espírito Santo Paráclito, apascentem com solicitude o Povo de Deus, “não como dominadores dos que vos foram confiados, mas como modelos do rebanho” (cf. 1Pd 5,3).

É com satisfação que nomeamos o Monsenhor Ian Barros como Bispo Auxiliar da Diocese de Fátima, conferindo-lhe o título de Antiochenus in Pisidia e a função de Bispo da Diocese de Fátima. Esta escolha é um reconhecimento de suas excepcionais qualidades, bem como de sua experiência pastoral, que o habilitam a assumir tão relevante e nobre tarefa.

Unido ao Bispo Diocesano, Dom Giorgio Pietro Frassati , e ao presbitério local, ajudarás no anúncio do Evangelho, na edificação da comunhão daquele território e na condução dos fiéis à santidade, conforme o ensinamento da Igreja. Assim como ensina Santo Agostinho: “Com vós sou cristão, para vós sou bispo. O primeiro é nome da graça, o segundo é nome da responsabilidade” (Sermão 340,1).

Exortamos-te, ainda, a imitar Cristo, manso e humilde de coração, e a fazer das tuas as palavras as do Apóstolo: “Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho!” (1Cor 9,16). Que teu ministério seja, como recomenda São Tomás de Aquino, exercício de caridade ordenada: “Pois o maior no Reino dos céus é o que mais se aproxima de Deus pela caridade” (S.Th. I-II, q. 113, a.9 ad 2).

Lembra-te do que outrora nos dizia São João Paulo II: “O bispo não é somente um administrador da graça, mas um servidor da esperança.” E que o teu coração, ao exemplo do Coração Imaculado de Maria, Mãe de Fátima, seja lugar de escuta, intercessão e consolo para os que sofrem e esperam.

Ordenamos ainda que, após a publicação desta Bula, sejam cumpridos os ritos previstos pelo Direito Canônico para a ordenação episcopal, e que lhe seja conferido o anel, a cruz peitoral, a mitra e o báculo, sinais do amor fiel, do cuidado paternal e da autoridade no serviço como sucessor dos Apóstolos.

Dado em Roma, junto à São Pedro no dia 17 de novembro do ano do Senhor de 2025, primeiro do meu pontificado.



Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال