Carta Pastoral pela qual reconhecemos a validade das Ordenações em Cleros de Minecraft e Roblox

 

PIUS, EPISCOPUS
PONTIFEX MAXIMUS
AD PERPETUAM REI MEMORIAM

A todos os que esta CARTA lerem, 
saudação, paz, e bênção apostólica.

«IDE PELO MUNDO INTEIRO E PROCLAMAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA» (Mc 16,15)

Há muitos anos a presença da Igreja Católica Apostólica Romana tem se destacado nos meios digitais. Além do então Habbo Hotel (nas comunidades brasileira/portuguesa, espanhola, inglesa e italiana) e do nosso Clero surgido em 2010 no Habblet Hotel, e posteriormente presente no Habb Biz e no Age Hotel 2, também floresceram apostolados em outras plataformas virtuais, como a já extinta ICAR no MiniMundos, na qual participei e tive a graça de prontificar em 2015 como João II, bem como atuais cleros existentes no Minecraft e no Roblox.

É missão de todo o católico batizado anunciar o Evangelho, pois, como recorda o Concílio Vaticano II, «a Igreja existe para evangelizar» (Ad Gentes, 2; Evangelii Nuntiandi, 14). O apostolado virtual, quando vivido com responsabilidade, é um meio eficaz para conduzir pessoas a Cristo, reinseri-las na vida da Igreja, oferecer catequese e despertar vocações. Não é sem razão que São João Paulo II afirmou que «a Igreja sente-se particularmente interpelada pelos meios de comunicação, que se tornam para muitos o principal instrumento de informação e formação» (Redemptoris Missio, 37).

São Carlo Acutis, co-padroeiro do nosso apostolado, é um luminoso exemplo desta evangelização no ambiente digital: «A internet pode ser usada para o bem, para transmitir a verdade e a beleza», dizia ele em seu testemunho cotidiano.

Já meus predecessores reconheceram, em nosso contexto pastoral evangelizador, a legitimidade das ordenações realizadas nos cleros das plataformas Habbo e HP’s, entendidas como representações e vivências pedagógicas da vocação, e não como sacramentos reais. Após longa reflexão e discernimento, decido ampliar tal reconhecimento interno, estendendo-o também a outros meios, uma vez que todos partilhamos o mesmo dever, a mesma fé, a mesma comunhão e a mesma vocação de evangelizar e formar comunidades que testemunhem Cristo, o mesmo modus operandi.

Por meio desta Carta Apostólica e Pastoral, DECRETO que, a partir de agora, sejam consideradas válidas — para o âmbito disciplinar, educativo e organizacional deste apostolado virtual — as ordenações de primeiro, segundo e terceiro grau sacramental representadas por clérigos que participam ou tenham participado de cleros no Minecraft e no Roblox, desde que tais ordenações tenham sido realizadas e previamente registradas em documento ou bula própria nos sites das instituições católicas destas plataformas.

Entretanto, não deverão ser reconhecidos — tanto  vindo por parte das plataformas Habbo, HP’s, Minecraft ou Roblox — aqueles que se autoproclamem clérigos sem terem recebido o sacramento da ordem em nossas estruturas formativas. Tais pessoas deverão ingressar e cumprir o processo de formação no seminário do nosso apostolado, conforme prescrevem as rubricas e o respeito à comunhão conosco.

Que, unidos em «um só Corpo e um só Espírito» (Ef 4,4), experimentemos a presença viva do Espírito Santo em nosso meio, como no dia do Pentecostes, e sejamos por Ele iluminados no serviço aos nossos apostolados virtuais católicos. E recordemos as palavras do saudoso e amado Papa Francisco: «A internet pode oferecer maiores possibilidades de encontro e solidariedade entre todos, e isso é algo bom, é um dom de Deus» (Mensagem para o 48º Dia Mundial das Comunicações Sociais, 2014). Que este dom seja para nós instrumento de evangelização, unidade e caridade.

Dado em Roma, no dia 15 de novembro do Ano Jubilar da Esperança de 2025, primeiro do meu Pontificado.


Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال