III DOMINGO DA PÁSCOA
REGINA CAELI
Praça de São Pedro
Domingo, 19 de abril de 2026
_______________________________
Queridos irmãos e irmãs, boa noite.
É uma alegria, para mim, neste dia em que dei início ao Ministério Petrino, rezar, pela primeira vez, o Regina Caeli convosco. Trata-se de um costume antigo e tradicional dos Pontífices rezarem com o povo. Por isso, como vosso irmão, venho rezar a Nossa Senhora.
Mas, antes, quero introduzir-vos neste domingo, à luz do Evangelho que hoje escutámos.
(Segue o discurso da homilia...)
HOMILIA - III DOMINGO DA PÁSCOA
HOMILIA - III DOMINGO DA PÁSCOA
Queridos irmãos,
Desejo ainda fazer alguns apelos a todos vós.
Primeiro, rezemos unidos pela paz. Desejo convocar uma Hora Santa pela Paz nesta próxima quinta-feira. Juntos, rezaremos pela paz na Basílica de São Pedro, às 21h, seguindo o pedido do Papa Leão XIV a todos nós no dia da Páscoa da Ressurreição do Senhor.
Peço que, nas comunidades, se promovam momentos de adoração e exposição do Santíssimo Sacramento, bem como a oração do terço pela paz. O mundo vive na escuridão porque faltam joelhos dobrados diante do Santíssimo Sacramento; falta reparação, falta quem esteja com Jesus e O console. Além disso, muitos homens, tomados pelo seu próprio ego inflado, tornam-se egoístas e procuram tudo para si mesmos.
Lembrai-vos: «Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus», pois não se pode servir a dois senhores, mas apenas a um.
Meus irmãos, ou somos artífices da paz, ou não somos nada. Não podemos vir à missa ao domingo, comungar e participar ativamente na Igreja, e depois atacar o irmão ou julgá-lo pelas suas aparências, escolhas ou condições, pois Deus é amor.
E, independentemente das suas limitações, Deus ama todas as pessoas — como nos ama a nós. Tal como aconteceu com os discípulos de Emaús, cujos corações arderam, também o nosso deve arder.
Por isso, sede verdadeiros construtores da paz, pontes de acolhimento e de diálogo.
Se existem armas de fogo que tiram a vida, também existem “armas espirituais” que fazem as pessoas perder a esperança. E nós, cristãos, não podemos, de forma alguma, colaborar com isso.
O mandamento de Jesus é claro: «Amai-vos uns aos outros». Há apenas duas opções: ou nos amamos verdadeiramente, ou não compreendemos o nosso sentido de ser Igreja.
Levai convosco este meu apelo: sede construtores de uma paz «desarmada e desarmante», de uma paz sem guerras nem rancores, pois a língua, muitas vezes, pode ferir mais do que uma agressão física ou uma arma. Usemos a língua para amar, e não para atacar.
Por fim, desejo convocar toda a Igreja para a realização de um Concílio. Serão tempos verdadeiramente necessários de escuta e reorganização.
Por isso, no mês de maio, confiemos às mãos de Nossa Senhora esta intenção: renovar a Igreja sob a condução e o desígnio do Espírito Santo, para que todos possam ser escutados e o nosso apostolado seja adaptado ao verdadeiro espírito da evangelização.
Agora, juntos, rezemos a Nossa Senhora.
(O Papa reza o Regina Caeli...)
Queridos irmãos,
Peço, antes de mais, que vos unais a toda a Igreja nesta semana para rezar pelas vocações. Rezemos pelos pastores, pelos bons pastores! Rezai por mim, vosso irmão e também pai na fé, para que possamos caminhar unidos, e eu caminhar ao vosso lado.
Queridos irmãos portugueses,
Uma saudação particular e especial aos nossos irmãos de Setúbal, Porto, Vila Nova de Gaia e Portimão. Que a paz de Cristo vivo e ressuscitado esteja sempre convosco, e que o amor de Maria, Nossa Senhora do Rosário de Fátima, permaneça sempre nos vossos corações e nas vossas casas.
A seguir, uma saudação muito paternal:
Aos meus queridos irmãos do Brasil,
Uma saudação fraterna e especial para a Arquidiocese da Imaculada Conceição, Aparecida, Sorocaba, Minas Gerais e São Paulo. Que a Virgem Mãe Aparecida, vossa Padroeira e Rainha, ilumine sempre os vossos corações e vos torne homens e mulheres de fé.
Anuncio a minha primeira viagem apostólica à Arquidiocese Metropolitana da Imaculada Conceição (Aparecida), na primeira semana de maio. Lá, aos pés da Mãe, encontraremo-nos para rezar pela paz. Já na semana seguinte, a segunda viagem apostólica será em Fátima, entre os dias 11 e 13 de maio.
Irmãos e irmãs,
Agradeço a vossa presença tão querida e sentida. Despeço-me de todos vós, desejando-vos a continuação de um santo e abençoado domingo e uma semana igualmente abençoada.
Até ao próximo domingo, se Deus quiser. Não vos esqueçais: levai a luz da paz aos vossos e ao mundo.
Até ao próximo domingo!
Seções:
Angelus
Dicastério para as Comunicações Sociais
III Domingo da Páscoa
Papa Gregório VII
Regina Caeli

