ROMANUS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
Ao estimado irmão Enrico Montini e a todos os que lerem, saúde, paz e benção do Senhor.
Tomei conhecimento, por meio de terceiros, em razão da Adoração Eucarística realizada na tarde de hoje na Capelinha das Aparições, de um ato que, infelizmente, desrespeitou a sua comunhão com a Igreja, comigo e com os seus membros.
O referido ato ocorreu durante a bênção do Santíssimo Sacramento, quando Vossa Eminência permitiu que o Sr. Luís Miguel, atualmente fora da plena comunhão com a nossa Igreja, presidisse a bênção final. Tal atitude, conforme estipulado pelo Código de Direito Canônico (cân. 915), é expressamente vedada.
Diante disso, venho, por meio deste, comunicar a suspensão por 24 horas do uso dos sacramentos de ordem, buscando estar em reflexão e para que, no futuro, situações dessa natureza sejam evitadas.
Entendo e respeito profundamente o desejo de Vossa Eminência em buscar a unificação de todos na comunhão eclesial. No entanto, é imprescindível que se observe o cumprimento das normas e limites estabelecidos pela Igreja para a preservação da sua integridade e ordem.
Dado em Roma, junto a São Pedro, aos 30 dias do mês de novembro de 2024 e primeiro do meu pontificado, vésperas do I Domingo do Advento do novo ano litúrgico B.
+ ROMANO PP. II