R O M A N O, B I S P O
S E R V O D O S S E R V O S D E D E U S
A todos os que lerem esta Ata Apostólica, saúde, paz, misericórdia e benção apostólica.
Tendo em vista a necessidade de proceder a algumas reestruturações no Governo da Cúria Romana e considerando os desafios atuais da Igreja Universal, decreto, na autoridade que me foi confiada como Sucessor de Pedro (cf. Mateus 16, 18-19), o que se segue:
1. Para melhor reorganização administrativa e pastoral, decreto o encerramento do Patriarcado de Lisboa. O Eminentíssimo Cardeal Enrico Montini, até então Patriarca Eleito de Lisboa, será transferido de volta à Diocese de Roma. Que ele retome o seu serviço próximo do Sucessor de Pedro, como sinal de fidelidade e renovada missão.
2. Reconhecendo a importância da formação sacerdotal, nomeio o Eminentíssimo Cardeal Enrico Montini como Prefeito do Dicastério para os Seminários, sucedendo o Cardeal Juan Patchelli, que, com gratidão, agradecemos pelo seu serviço. Que a luz do Espírito Santo guie os esforços na formação de novos pastores segundo o Coração de Cristo (cf. João 10, 11). Ademais, elevo a exortação do Senhor: "Rogai ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe" (Mateus 9, 38).
3. Com o intuito de fortalecer as Ordens Religiosas e suas missões, promovo a elevação da Irmã Rita Montini como Madre Superiora de sua Congregação. Além disso, nomeio-a Prefeita do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. Que sua vida consagrada inspire renovação e santidade na Igreja.
4. Considerando as necessidades pastorais atuais, nomeio o Excelentíssimo Mário Bertone Scherer como Arcebispo Coadjutor de Aparecida, com todos os direitos pertinentes ao ofício. Sua missão será de auxílio ao Arcebispo Diocesano, como instrumento de unidade e paz, atendendo ao pedido do Senhor: "Apascenta as minhas ovelhas" (João 21, 17).
5. Em vista das responsabilidades do Colégio Cardinalício, exonero das dignidades cardinalícias o Eminentíssimo Laureno Torres Ayalla, que retornará ao Colégio Episcopal e permanecerá como Bispo Emérito em Aparecida, Titular de Tisorus. Agradecemos o serviço prestado e confiamos sua vida à misericórdia de Deus.
6. Em reconhecimento aos trabalhos pastorais na Paróquia de São Pedro, envio minha bênção apostólica, uma Rosa de Ouro como sinal de estima, e uma das relíquias do Apóstolo São Pedro para veneração dos fiéis. Que esta relíquia renove a fé e a comunhão do povo de Deus.
7. Estabeleço o encerramento de entrada de novos Bispos e Cardeais a partir da data desta presente Ata Apostólica. Se houver necessidade excepcional, o Colégio Cardinalício deverá decidir junto ao Sumo Pontífice, até nova ordem.
Por fim,
Tornamos públicas e oficiais estas ordens, que, em espírito de obediência e zelo pastoral, sejam acolhidas e aplicadas com prudência e fé.
Publique-se, Cumpra-se, Arquive-se.
Dado em Roma, no Gabinete Pontifício, aos 19 de dezembro de 2024, no Ano Jubilar da Igreja e no primeiro ano do meu Pontificado.
+ Romano Pp. II
Servo dos Servos de Deus
Eu o subscrevi,
+ Mário Scherer
Prefeito da Casa Pontifícia