Bula de Nomeação do Arcebispo Coadjuntor de Aparecida

 

 

ROMANUS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI

Ao estimado filho, Dom Mario Scherer, e a todo povo aparecidense , saúde e benção apostólica.

Reconhecer a onipotência de Deus é essencial para a nossa vida, pois Ele é o Criador de tudo e possui poder sobre todas as coisas. Essa onipotência se revela também no Seu amor absoluto, visto que Deus é nosso Pai. O Pai Todo-Poderoso, em Sua paternidade, demonstra Seu poder de maneira complementar. Ele expressa essa paternidade ao cuidar das nossas necessidades e nos oferecer a adoção filial, como está escrito: “Serei para vós um Pai e vós sereis para mim filhos e filhas” (II Cor 6,18). A paternidade de Deus também é evidenciada pela Sua infinita misericórdia, especialmente no perdão dos nossos pecados.

Jesus é o bom pastor, aquele que zela por nós com o mesmo cuidado que um pastor tem por suas ovelhas. Um bom pastor resguarda suas ovelhas dos perigos e as trata com amor e atenção. Da mesma forma, Cristo cuida de todos aqueles que creem e confiam Nele. O Senhor se dedica totalmente a Suas ovelhas, até mesmo dando Sua vida por elas. Enquanto alguns pastores fogem diante do perigo, do lobo ou do mal, o bom pastor se mantém firme e protege suas ovelhas, mesmo que isso custe Sua própria vida.

De maneira similar, muitos líderes se preocupam apenas com seus próprios interesses, mas no Senhor, que entregou Sua vida por nossa salvação (João 10,11-13), encontramos a verdadeira proteção. Ele nos resgata da condenação do pecado e das ciladas do inimigo. Em Cristo, ouvimos a voz do pastor que cuida de suas ovelhas e, mais ainda, sabemos que somos reconhecidos por Ele, pois o bom pastor conhece intimamente as suas ovelhas (João 10,14-15).

Querido filho, por metonímia e efeito de comparação, as ovelhas são animais muito dependentes, que precisam da liderança e da proteção de um pastor. Assim sendo, vendo em ti as características de um pastor que protege suas ovelhas do mal e retira-as do perigo, conduze-as ao bom prado, retira-as dos espinheiros, defende-as dos coiotes, nomeio-te Arcebispo-Coadjutor da Arquidiocese Primaz de Aparecida, pastoreando aquelas ovelhas e auxiliando o venerável irmão e Arcebispo Juan Cardeal Patchelli.

Exortamos ao povo aparecidense a acolher com coração aberto o novo pastor, que representa a imagem perfeita de um bispo. Como está escrito em Isaías 53,6: "todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, seguíamos cada qual nosso caminho". Vós, como comunidade, necessitais de um pastor que cuide de vós e vos conduza. Hoje, recebeis esse pastor, aquele que certamente dará Sua vida pelas ovelhas. O Pastor que protege, provê e conhece profundamente suas ovelhas. "Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas" (João 10, 11).

Invocamos sobre ti, por intercessão da Senhora Aparecida, a bênção do Cristo Bom Pastor, para que te acompanhe e fortaleça esta Igreja Particular, sobretudo a ti, diletíssimo filho em cada passo desta nova e elevada missão.

Dado em Roma, junto a São Pedro, no dia 19 de dezembro do ano da graça do Senhor de 2024, primeiro do meu Pontificado.

+ ROMANUS PP. II

Eu o subscrevi,
+ Viktor Gyokeres
Prefeito do Dicastério para os Bispos

Postagem Anterior Próxima Postagem