MENSAGEM DE SUA SANTIDADE
ROMANO II
NA SOLENIDADES DO NATAL DO SENHOR
NA BENÇÃO URBI ET ORBI 2024
Praça de São Pedro
Amados irmãos e irmãs,
Feliz Natal!
Hoje, o mundo se ilumina com uma nova esperança: nasceu para nós o Salvador, Jesus Cristo! Contemplamos o mistério do Deus feito homem, que escolheu habitar entre nós em humildade e simplicidade, trazendo a luz divina para iluminar as trevas do nosso tempo.
Nesta solenidade tão querida, nossas vozes e corações se unem ao hino dos anjos que ecoou naquela noite santa em Belém: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade!” Este anúncio, há mais de dois mil anos, continua a ressoar e a nos desafiar.
Vivemos tempos de provações e incertezas. Guerras persistem em várias partes do mundo, semeando destruição e sofrimento. Milhões de pessoas continuam a sofrer as consequências de injustiças, perseguições e desastres. Em meio às dores da humanidade, o Natal nos convida a renovar nossa confiança em Deus e a sermos artesãos da paz e da solidariedade.
Ao celebrar o nascimento de Cristo, volto meu coração às muitas famílias que, hoje, choram a perda de seus entes queridos. Penso nas crianças que sofrem as consequências da pobreza, da fome e da violência. Penso nos migrantes e refugiados, que enfrentam mares e desertos em busca de uma vida digna, muitas vezes encontrando portas fechadas ou corações endurecidos. Penso nos idosos e nos doentes, que vivem na solidão ou enfrentam o abandono.
A todos eles, envio uma palavra de proximidade e conforto. Queridos irmãos e irmãs que enfrentam o sofrimento, lembrem-se de que o Menino Jesus veio ao mundo para trazer a cada um de nós a certeza de que Deus nunca nos abandona. Ele está conosco, Ele é o Emmanuel, o Deus conosco!
Neste dia santo, faço um apelo à comunidade internacional e aos líderes das nações: não tenham medo de abrir caminhos de diálogo, de buscar soluções para os conflitos, de estender a mão aos que mais precisam. Que as armas silenciem e a reconciliação prevaleça onde hoje há ódio. Que o respeito pela dignidade de cada pessoa oriente todas as decisões.
Como Igreja, somos chamados a viver e a testemunhar a esperança. Que o espírito do Natal nos inspire a agir com generosidade e amor. Assim como Deus se fez pequeno e humilde para nos alcançar, sejamos também capazes de nos abaixar para cuidar dos mais frágeis e necessitados. Cada gesto de misericórdia e bondade é uma luz que brilha nas trevas do mundo.
Neste dia de festa, recordemos também a beleza da criação, que nos foi confiada como um dom precioso. Cuidemos da nossa casa comum, protegendo o meio ambiente e promovendo uma cultura de responsabilidade e gratidão pelas riquezas da Terra.
Peçamos à Virgem Maria, Mãe do Salvador, que nos ensine a acolher Jesus com o coração aberto. Que ela, que confiou plenamente no plano de Deus, interceda por todos nós, especialmente pelos que se sentem perdidos ou desanimados.
Irmãos e irmãs, neste Natal, renovemos nosso compromisso de ser luz no mundo. Jesus veio para nos trazer a paz, e Ele nos chama a sermos instrumentos dessa paz. Não guardemos para nós o dom que recebemos; compartilhemos com alegria a mensagem do Evangelho!
Que a bênção do Senhor desça abundantemente sobre Roma e sobre todo o mundo. Que esta luz divina aqueça todos os corações e renove todas as esperanças.
Feliz Natal! Paz a todos os homens e mulheres de boa vontade!