R O M A N O, B I S P O
S E R V O D O S S E R V O S D E D E U S
A todos os que lerem esta Convocação, saúde, paz, misericórdia e benção apostólica.
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros; e ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz” (Isaías 9,6).
Por disposição da Santa Sé e em unidade com o chamado à celebração do mistério da Encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo, convoco solenemente todos os membros do Clero para a celebração da Missa do Galo, a ser realizada na Basílica de São Pedro, no dia 23 de dezembro de 2024, às 23h00 (Horário de Brasília).
A celebração da Natividade do Senhor é um ato de suma relevância espiritual e litúrgica para a Igreja, pois nos recorda que “o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade” (João 1,14). Assim, todos os sacerdotes estão obrigados a concelebrar este momento solene, renovando sua vocação no altar de Cristo e fortalecendo a comunhão eclesial.
A ausência de qualquer membro do clero deverá ser devidamente justificada à Casa Pontifícia ou a mim mesmo, com antecedência. Os que não o fizerem estarão sujeitos às disposições canônicas aplicáveis, inclusive suspensão temporária, conforme julgamento desta Sé Apostólica.
Peço a todos que se preparem espiritual e liturgicamente para este evento, meditando nas palavras do Apóstolo: “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra entre os homens de boa vontade” (Lucas 2,14). Que possamos, como pastores, conduzir os fiéis a uma profunda vivência deste mistério.
Confiando-vos à intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus, espero a presença de todos, em espírito de fidelidade e unidade em Cristo.
Dado em Roma, junto a São Pedro, no dia 22 de dezembro de 2024, primeiro do meu Pontificado.
+ Romano II
Sumo Pontífice