Decreto de Ereção Canônica - Congregação da Paixão de Jesus Cristo | Ordem Passionista

DICASTÉRIO PARA OS INSTITUTOS DE VIDA CONSAGRADA E SOCIEDADES DE VIDA APOSTÓLICA 

DOM HÉLDER CÂMARA ARNS 

A mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica

Prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagradas e Sociedades de Vida Apostólica

 

Decreto de Ereção Canônica - Congregação da Paixão de Jesus Cristo | Ordem Passionista 

 

    A todos quantos virem ou ouvirem estas nossas letras, invocamos saúde, paz e bênção em Cristo Jesus, Senhor Crucificado e Ressuscitado, sob a luz vivificante do Espírito Santo, que guia a Igreja na sua peregrinação rumo ao Reino. 

    É com alegria espiritual e reverência diante da ação providente de Deus que, por este instrumento, DECRETAMOS a EREÇÃO CANÔNICA da Congregação da Paixão de Jesus Cristo – Ordem Passionista, como Instituto Religioso de Vida Consagrada de Direito Pontifício, erigido canonicamente segundo as normas da Igreja e reconhecido em sua missão carismática de testemunhar, anunciar e meditar continuamente a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo como expressão suprema do amor de Deus pela humanidade. 

    A Igreja, fecunda em carismas, reconhece na vocação à vida consagrada um sinal escatológico e profético da entrega total a Deus. Dentro desta rica tradição, a Ordem Passionista se configura como expressão singular da memória viva da Paixão de Cristo, integrando oração contemplativa, vida fraterna e dedicação missionária, especialmente junto aos que mais sofrem. 

    Fundada por São Paulo da Cruz, a Congregação da Paixão de Jesus Cristo tem como missão central “promover a memória da Paixão”, cultivando-a no coração dos fiéis por meio da pregação, da formação espiritual e do serviço apostólico, sempre inspirados pela cruz redentora. 

    Tendo sido cuidadosamente examinados os Estatutos da Congregação e ouvido o parecer de consultores teológicos e jurídicos, reconhecemos sua fidelidade à Tradição Apostólica, sua sólida vida espiritual e sua contribuição concreta à missão da Igreja. 

    Assim, em virtude da autoridade confiada a este Dicastério pela Sé Apostólica, e com aprovação do Sumo Pontífice João Paulo IXdeclaramos ereta canonicamente a Congregação da Paixão de Jesus Cristo – Ordem Passionista como Instituto de Vida Consagrada, com plenos direitos para receber vocações, admitir noviços, professar votos religiosos e constituir comunidades, de acordo com suas Constituições e Estatutos legitimamente aprovados. 

    Determinamos, ademais, que se proceda, no tempo oportuno e sob supervisão de um delegado, à realização do Capítulo Geral, para a eleição do Superior Geral e o estabelecimento oficial das estruturas de governo do Instituto. 

    Confiamos esta obra ao cuidado maternal da Bem-Aventurada Virgem Maria, sob o título de Mãe das Dores, a São Paulo da Cruz, e a todos os santos e santas que configuraram suas vidas ao mistério da Cruz do Senhor. 

    Dado em Roma, na sede deste Dicastério, sob nosso selo e autoridade, neste dia 11 de junho do Ano Jubilar da Esperança de 2025, primeiro do nosso Pontificado.

 

Dom Hélder Câmara Arns 

 Prefeito para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. 

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال