B O N I F Á C I O , B I S P O
SERVO DOS SERVOS DE DEUS
PARA PERPÉTUA MEMÓRIA
BULA DE NOMEAÇÃO EPISCOPAL
DO MONS. EMANUEL SOUZA
Ao reverendíssimo Monsenhor Emanuel Souza, até agora membro do Clero Arquidiocesano de Fátima, eleito Bispo Auxiliar do Patriarcado Latino de Jerusalém, aos presbíteros e membros desta circunscrição eclesiástica, saúde, paz e bênção do Senhor.
Conscientes da missão que a Igreja recebeu de Cristo, nosso Senhor, para apascentar o Seu povo com fidelidade e zelo, sustentados pelas palavras do Apóstolo: “Não fostes vós que Me escolhestes; fui Eu que vos escolhi e vos constituí para que vades e deis fruto” (Jo 15,16), decidimos nomear e investir do episcopado o reverendíssimo Monsenhor Emanuel Souza, até agora membro do Clero de Leiria-Fátima, firme na doutrina, humilde no serviço, ardente no amor à Santa Madre Igreja.
Através deste documento, o designamos como Bispo-Titular de Lyrium e Bispo Auxiliar do Patriarcado Latino de Jerusalém, investido de todos os deveres e honrarias incumbentes para um Bispo.
Inspirados pelo ensinamento de Santo Tomás de Aquino, “O ofício de pastor exige não somente ciência, mas também santidade” (S.Th. II-II q.184 a.1), reconhecemos na pessoa do Monsenhor Souza a harmonia entre saber teológico, prudência pastoral e espírito de oração.
Recordando a exortação de São Gregório Magno aos pastores: “Aprendam os que presidem, não a vanglória do cargo, mas o peso da responsabilidade”, confiamos que o novo Bispo exercerá dignamente o seu munus com seriedade e fidelidade ao Santo Padre e às leis que disciplina o Magistério.
Ordenamos que, após a publicação desta Bula, sejam cumpridos os ritos previstos pelo Direito Canônico para a ordenação episcopal, e que seja-lhe conferido o anel, a cruz peitoral e o báculo, sinais do amor fiel, do cuidado paternal e da autoridade no serviço como sucessor dos Apóstolos.