Decreto de Aceitação de Renúncia Cardinalícia | Decanato Dos Cardeais

 

DOM DARLLAN VIKTOR MESSIAS CARDEAL D'MEDICI
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA,
CARDEAL-BISPO DE PALESTRINA E ÓSTIA
DECANO DO COLÉGIO DOS CARDEAIS

A todos os que lerem estas letras, saúde e bênção em Cristo Nosso Senhor.

O Santo Padre, o Papa Pio IX, movido pela caridade pastoral e pela vigilância que lhe compete na condução da Igreja universal, determina tornar pública, por meio destas letras, a renúncia cardinalícia de Dom Carlos Cardoso, até então Cardeal da Santa Igreja Romana.

O referido purpurado, após profundo discernimento e oração diante de Deus (cf. Sl 25,4-5), apresentou à Sé Apostólica o pedido de dispensa do título, das dignidades e das insígnias cardinalícias. A decisão nasce de um espírito de verdade e liberdade interior, conforme a palavra do Profeta: “Caminhai na luz do Senhor” (cf. Is 2,5).

Este Decanato, usando das faculdades concedidas pela Santa Sé, DECRETA e ACEITA a renúncia do RevmoCarlos Cardoso ao Colégio Cardinalício. Do mesmo modo, acolhe-se seu pedido de entrega das insígnias episcopais, retornando ele ao Colégio Presbiteral, no qual reassume o estado clerical próprio dos presbíteros da Santa Igreja.

A partir desta data, Padre Carlos Cardoso coloca-se à disposição da Nunciatura Apostólica Internacional, segundo o juízo e a determinação das autoridades competentes, confiando sempre que “o Senhor é a sua força e o seu escudo” (cf. Sl 28,7).

O Santo Padre, juntamente com o Colégio dos Cardeais, manifesta a Carlos Cardoso sua paternal gratidão pelo período em que serviu à Sé Apostólica e invoca sobre ele a proteção e a graça do Espírito Santo, para que permaneça fiel na missão e constante no amor de Cristo (cf. Rm 12,12).

Dado e passado em Roma, no Palácio Apostólico, sob o selo do Colégio dos Cardeais, aos 10 dias do mês de dezembro do ano de 2025, Jubileu da Esperança.

✠ Darllan Viktor Messias Cardeal D’Medici
Decano do Colégio dos Cardeais


Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال