Decreto | Elevação da Diocese de Fátima ao Estado Canônico de Arquidiocese Metropolitana

PIO, BISPO
SERVO DOS SERVOS DE DEUS

A todos os que esta lerem, 
saudação, paz, e benção apostólica.

Do alto da Cátedra de Pedro, de onde volto o meu copioso olhar sobre o exercício pastoral da Santa Igreja Romana, compete-me analizar o exercício dos locais e da pastoralidade do múnus episcopal dos seus ordinários.

Vendo que a Diocese de Fátima possui condições para ser elevada à dignidade de Arquidiocese Metropolitana, por meio desta, DECRETO a sua elevação ao status de Arquidiocese e torno ao seu Bispo Diocesano atual, Pietro Giorgio Frassati, como seu 2° Arcebispo Metropolitano, devendo receber a Posse Canônica e fazer uso do Pálio Pastoral e das insígnias próprias para um Arcebispo Metropolitano.

Esta Arquidiocese terá brevemente a sua primeira Diocese sufragânea, Santa Maria da Graça. 

Concedo a minha benção Apostolica ao Clero de Fátima e ao seu Pastor. Por intercessão da Virgem Santíssima do Rosário de Fátima e intercessão dos Santos Francisco e Jacinta Marta, desça a benção do Deus omnipotente e fortaleça o trabalho pastoral deste Território.

Dado em Roma, no dia 1° de dezembro do Ano Jubilar da Esperança de 2025, primeiro do meu Pontificado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال