NUNCIATURA APOSTÓLICA INTERNACIONAL
DOM LEOPOLDO JORGE CARDEAL SCHERER
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL-BISPO DE PALESTRINA
VICE-DECANO INTERINO DO COLÉGIO CARDINALÍCIO
NÚNCIO APOSTÓLICO INTERNACIONAL
COMUNICADO
A todos os que lerem, saudações e benção no Senhor.
A Nunciatura Apostólica vem por meio deste comunicado esclarecer aos demais Dicastérios da Cúria Romana sobre a indagação à recepção de clérigos com penas de Excomunhão.
Esclarece-se por meio deste comunicado por subsequente o seguimento das normas dispostas pelo Sacrossanto Concílio do Vaticano V n.º 2, pelos padres conciliares, sob a égide pontificado do Papa João Paulo IX e pelo documento em forma de Decreto do nosso predecessor Bonifácio III.
- Decreto Conciliar - Decisão conciliar n.º 2
- Decreto através do qual se proibe levantamento de Excomunhões e retorno de clérigos com vasto histórico de cisma
Deste modo solicita-se aos demais sectores da Cúria Romana que cuidem dos processos de reintegração de clérigos aos demais graus ministeriais, como bem aos tribunais da Rota Romana e da Assinatura Apostólica, a submissão, a análise e cumprimento das leis que aqui se estabelecem. Uma vez que o Papa Pio IX não pode alterar nenhuma das determinações que nestes dois documentos se liberam.
Passado em Roma, junto a São Pedro, aos oito dias de novembro do Jubileu da Esperança do ano de dois mil e vinte cinco, primeiro do nosso Pontificado.
Passado em Roma, junto a São Pedro, aos oito dias de novembro do Jubileu da Esperança do ano de dois mil e vinte cinco, primeiro do nosso Pontificado.
+ LEOPOLDO JORGE CARD. SCHERER
Núncio Apostólico Internacional
